Trabalho em equipe e Serviço Público (Team work and Public Service)

As diferentes atividades realizadas nos mostram vários pontos do trabalho em equipe. Desenvolvendo diferentes tipos de atividades podemos perceber reações distintas, como quando, por ventura, não atingimos um objetivo, sentimentos como a frustração e a vontade de superar a “falha” afloram na grande maioria dos integrantes. Isso nos incita a aprender a lidar com as diferentes reações dos diferentes tipos de lideres que trabalharam juntos como uma equipe (North, South, West e East). Em situações de sucesso, quando as atividades são realizadas com êxito, sentimentos diferentes são manifestados. Por exemplo, o sentimento do dever cumprido, a sensação de força, de união, a vontade de concluir outras atividades fica clara em todos os membros da equipe.

Os conceitos transmitidos nas atividades de liderança (Leadership activities) deixam clara a importância de se trabalhar em equipe. E mostram que o fato de ouvirmos o que os outros tem a dizer também é importante, mas que, além disso, precisamos confiar em nossos companheiros e sentir se estão em suas zonas de conforto (“Comfort Zone”) ou não . Desse modo, tornamos a relação entre os membros da equipe muito mais saudável e produtiva, atingindo os objetivos mais facilmente.

Enfim, se relacionarmos as atividades com a “vida real”, percebemos que as “Comfort Zones” também se aplicam. Normalmente dependemos das pessoas que estão ao nosso redor para realizar as atividades cotidianas, e na maioria das vezes não confiamos e não saímos de nossas “Comfort Zones” para trabalhar em parceria. Assim como, relacionando esse ponto ao serviço público, necessitamos ainda mais de uma união e de um trabalho em equipe. Porque quando passamos a confiar em nossos companheiros e saímos de nossas “Comfort Zones” para realizar um objetivo que visa melhorar a sociedade, cultivamos o espírito do trabalho em equipe, em que todos confiam uns nos outros e que dependem uns dos outros para que atividade tenha sucesso e o objetivo seja atingido.